quarta-feira, 1 de maio de 2013

Juventude dos Anos Oitenta, Política:

"Se voltarmos pra trás, final dos anos 70 e anos 80, as coisas eram ou pareciam diferentes: jovens com engajamento político, presentes nos grupos de jovens, participantes dos movimentos sociais, cheios de vida e esperança. Eram os jovens gerados pela ditadura. Tinham pouca liberdade, a democracia andava esmagada, o ar para respirar era pouco. Por isso, era preciso lutar, se organizar. Fazia sentido ‘militar’, ser militante, palavras fortes da época. O militante esquecia família, objetivos pessoais, questões menores do dia a dia. Era construtor do novo e do futuro.



Os jovens foram ativos nas Diretas-Já, foram protagonistas no impeachment de Collor. Não tinham medo de estar na rua, de estar do lado da dignidade e da transformação econômico-social. E se faziam presentes nas pastorais sociais, nos movimentos sociais então incipientes, nas oposições sindicais, nos movimentos de bairros, nas lutas populares. Era tempo de construção. As Universidades fervilhavam, como as Comunidades Eclesiais de Base e os movimentos de luta pela terra que se constituíam. Tinha sentido lutar, tinha sentido doar-se. Anunciava-se algo novo, as possibilidades eram muitas, valia a pena doar parte do tempo, do cotidiano, havia sonhos e utopias."
Aqui vemos um trecho onde se pode entender um pouco como foi a politica dessa época, como os jovens agiam, e a segui, poderemos ver os principais pontos políticos desta época:
Fevereiro de 1980: fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) em São Paulo.

1981: Rondônia deixa de ser território e passa ser um estado da federação.

1984: Movimento Diretas Já (movimento que pedia a volta das eleições diretas para

presidente do Brasil).

1985. Tancredo Neves é eleito, de forma indireta, presidente do Brasil. Porém, morre antes de assumir o cargo. Assume o vice-presidente José Sarney. Fim da Ditadura Militar no Brasil.

1988: Amapá e Roraima deixam de ser territórios e passam a ser estados brasileiros.

5 de outubro de 1988: promulgada a Constituição Brasileira (em vigor até os dias de hoje).

Outubro de 1988: criado o estado de Tocantins.
Falamos um pouco sobre economia e política desta época, voltaremos a falar sobre ela e muito mais, obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário